10 alimentos que controlam a diabetes

alimentos que controlam diabetes

A doença que mata 72 mil pessoas por ano está totalmente associada a hábitos alimentares.

Os números são assustadores, a diabetes mata mais de 72 mil pessoas por ano no Brasil. O que complica um pouco mais é que as estatísticas não param de crescer, nos últimos anos o índice aumentou mais de 60%. Por outro lado, a boa notícia é que a diabetes está totalmente ligada a hábitos alimentares, por isso é importante encontrar alimentos que controlam a diabetes e que ajudam a evitar os picos de glicemia.

Atualmente, de acordo com a pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde, mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem com a doença. Por aqui, a prevalência da diabetes é de 8,1%, dessa porcentagem a maioria é mulher, com idade superior a 55 anos.

Sozinho nenhum alimento vai fazer milagre na sua saúde, mas o primeiro passo para quem já sofre com a doença é mudar alguns hábitos. Veja abaixo alguns alimentos que controlam a diabetes:

  1. Abacate: possui gorduras que fazem bem a saúde como monoinsaturadas e poli-insaturadas, mas é preciso cuidado já que é uma fruta calórica. O indicado é consumí-la de 2 a 3 vezes no mês. O abacate também ajuda a retardar a digestão, ou seja, evita que o açúcar chegue com tudo na corrente sanguínea após uma refeição. A pesquisa realizada pela The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que as gorduras monoinsaturadas são benéficas para a dieta de quem tem diabetes tipo 1 e 2.
  2. Maçã: rica em pectina, fibra que auxilia no controle da glicemia e do colesterol ruim, a maçã também não é muito calórica e é fonte de diversas vitaminas que garantem a saciedade.
  3. Aveia: rica em fibras solúveis, para quem tem diabetes tipo 2, a aveia é um importante aliado da saúde. Além de controlar a absorção do colesterol, ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que evita picos.
  4. Peixes: salmão, sardinha, atum e outros peixes de águas frias e profundas, são ricos em ômega 3, associado a menor incidência de diabetes tipo 2 e a diminuição da concentração de glicose. Além disso, esse lipídio aumenta os níveis de adiponectina, um hormônio benéfico em processos que afetam o metabolismo, como a regulação do açúcar no sangue e processos inflamatórios.
  5. Iogurte: para realmente te ajudar a controlar a diabetes, é preciso investir nos iogurtes com baixo teor de gordura. A redução de gorduras saturadas previne problemas cardiovasculares, que assombram os portadores de diabetes. Eles também são ricos em cálcio, uma dieta pobre nesse nutriente aumenta o acúmulo de gordura. Uma boa parte dos diabéticos tipo 2 adquirem a doença devido à obesidade. O que significa uma ligação direta entre cálcio e diabetes.
  6. Amêndoas: além de ser rica em gorduras boas, a amêndoa possui boa quantidade de magnésio. É extremamente importante que os diabéticos reponham o magnésio, pois em crises de glicose elevada ela será excretada na urina e junto sairão alguns nutrientes como o magnésio.
  7. Leguminosas: rica em fibras que ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida, além de ser boa fonte de proteínas, deve ser ingerida até duas porções por dia. Feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, são boas alternativas.
  8. Linhaça e chia: boas tanto para prevenção como para quem tem diabetes, ambas possuem fibras solúveis, ômega 3 e ácido graxo.
  9. Brócolis: antioxidante, rico em vitaminas C, fibras e cromo, um mineral que ajuda a controlar a glicemia.
  10. Batata-doce: rica em fibras, a batata-doce também evita a elevação de açúcar no sangue.

Agora que você já sabe que existem alguns alimentos que controlam a diabetes, faça uma dieta balanceada e fique de olho na sua saúde.

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