10 dicas para manter o manter o peso nas festas de fim de ano

10 dicas para manter o peso nas festas de fim de ano

Se você cuidou do corpo e da saúde o ano todo ou se nos últimos meses esteve focada no projeto verão, já deve estar entrando em desespero só de pensar nas delicias das ceias de natal e ano novo. Se você vai preparar a ceia em casa, da uma olhada no nosso último post e confira receitas menos calóricas para o seu cardápio, agora se você vai curtir fora também é possível manter o peso nas festas, basta tomar alguns cuidados.

É claro que você não vai precisar se torturar e ficar sem comer nada daquilo que gosta. Mas, para não engordar na ceia é necessário fazer as escolhas certas e, claro, não exagerar.

Fizemos uma lista com algumas sugestões do que você deve comer e beber para manter o peso nas festas, além de algumas atitudes simples que podem influenciar positivamente na balança. Veja agora como não engordar na ceia:

  1. Coma antes da festa: passar o dia inteiro de estômago vazio não vai compensar a comilança, então faça uma refeição saudável um pouco antes da festa. Assim, quando você chegar lá será mais fácil administrar pequenas porções.
  2. Controle as porções: isso é diferente de passar vontade, não se proíba apenas se controle. Se tiver algum alimento que você goste muito e queira comer um pouco mais, tenha em mente que você deverá comer em menor quantidade as outras coisas.
  3. Leve pratos saudáveis: na maioria das festas cada convidado leva um prato. Na hora da divisão sugira levar um prato mais ligth como saladas de vegetais e grãos ou uma sobremesa menos calórica.
  4. Proteínas em primeiro lugar: as proteínas te deixarão satisfeita mais rápido e isso vai te ajudar a não exagerar. Opte pelas proteínas magras como um coquetel de camarão ou um prato com frango. Não se esqueça de que entre os pratos tradicionais o peru é a carne mais magra da ceia.
  5. Não deixe as fibras de lado: coma os vegetais dispostos na mesa, eles costumam ser ricos em fibras e dão uma boa ajuda para que você se sinta satisfeito e tenha o seu apetite controlado.
  6. Álcool só se for acompanhado de água: além de controlar o nível de álcool no sangue, prevenir a ressaca e te manter hidratada, com essa tática você vai ingerir menos álcool. Para cada copo de bebida alcóolica que você tomar, tome um copo de água.
  7. Refrigerante é vilão sempre: seja natal, ano novo ou dia comum, o refrigerante engorda sim! Então prefira substituí-lo pelos sucos naturais ou água saborizada.
  8. Cuidado com as sobremesas: na hora dos doces, mais uma tentação. Dê preferência para as mais saudáveis, como as preparadas com frutas ou gelatina. Se você economizou nos salgados para poder comer um pouquinho mais da sobremesa, pegue um prato pequeno (de sobremesa) e coloque os doces que você quer comer nele. Não vale colocar um em cima do outro, você deve comer só o que couber nesse prato.
  9. Não fique sentada na mesa: ficar sentado além de ajudar a acumular as calorias, te faz ficar mais perto das tentações, então doe sua atenção para os convidados e presentes, por exemplo.
  10. Saiba dizer não: se sua avó preparou uma receita com muito carinho e você elogiou o prato, ela vai insistir para que você coma mais um pouco e é preciso estar pronta para dizer não.

Agora que você já sabe como fazer para manter o peso nas festas, é só se arrumar e curtir. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

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