7 dicas de alimentação saudável no inverno

7 dicas de alimentação saudável no inverno

Com a chegada das estações mais frias do ano é preciso redobrar o cuidado com o bem-estar, saúde e aumento de peso. Por isso, investir em uma alimentação saudável no inverno é extremamente importante.

Durante o inverno, a sensação de fome parece aumentar, isso acontece, pois, o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável e pede um maior consumo de alimentos para equilibrar a equação. As doenças, principalmente respiratórias, e infecções também são comuns nessa época, sendo assim é importante fortalecer o sistema imunológico com uma alimentação saudável no inverno.

Para que você não ganhe uns quilinhos a mais e mantenha a saúde em dia nas estações frias, confira algumas dicas:

1- Frutas e vegetais frescos
Frutas e vegetais são bons aliados para qualquer época do ano, pois oferecem vitaminas, minerais e fotoquímicos que ajudam a fortalecer o sistema imune.

2- Produtos sazonais
Os produtos da estação, principalmente frutas e vegetais, devem ser os principais alimentos das suas refeições. Variedades como abóbora, chicória, raízes e todos os tipos de repolho são ótimos para saúde. As frutas colhidas no fim do outono, como uvas, romãs, maçã e pera, também são boas pedidas.

3- Alho e cebola
Muitos dos temperos do dia a dia possuem ação antibacteriana e estão disponíveis para que você use e abuse. Cebolas, alho-porró, cebolinha e alho devem fazer parte do seu cardápio diário.

4- Frutas vermelhas
Algumas frutas possuem efeito antioxidante que protegem seu corpo contra os radicais livres que danificam algumas células. Invista em romãs e frutos silvestre, ainda que seja difícil de encontrá-los, vale utilizar as versões congeladas.

5-Vitamina D
Já que nem sempre temos sol durante o inverno, é necessário buscar vitamina D nos alimentos, como atum, bacalhau, salmão, ovos, abacate e etc.

6- Fibras
As fibras ajudam a manter a sensação de saciedade, além de ajudar a manter o bom funcionamento do organismo. Prefira os alimentos integrais. Quer uma dica? Salpique sementes de chia e linhaça em sopas e caldos.

7- Bebidas
Com as baixas temperaturas o corpo perde muito líquido e mantê-lo hidratado é fundamental. A água deve ser mantida, ingira cerca de dois litros por dia. Troque o açúcar comum das bebidas quentes pelo mascavo. Bebida vegetal, a base de arroz, aveia ou amêndoa, pode fazer toda a diferença para a sua saúde e bem-estar.

Está na dúvida do que preparar para as refeições de hoje? A gente te ajuda! Confira agora duas receitas que priorizam a alimentação saudável no inverno:

1- Creme de abóbora
Ingredientes:

600 g de abóbora japonesa em cubos

  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de azeite extravirgem
  • 200 g de batata doce em cubos
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro
  • 1 pitada de canela em pó
  • 2 unidades de cebola pequena
  • Creme azedo à gosto
  • 1 colher de chá de curry
  • 6 folhas de manjericão
  • 1 ramo de manjerona
  • 1 colher de chá de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino branca à gosto
  • 3 folhas de sálvia
  • 1 ramo de tomilho

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue, com a manteiga e o azeite, a cebola e o curry. Depois, adicione a abóbora e a batata doce e deixe cozinhar um pouco. Em seguida, acrescente o alho, o caldo de legumes e as ervas. Tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Acerte a quantidade de sal e pimenta. Retire as ervas após o cozimento e bata a mistura em um processador. Decore com creme azedo e o tomilho e sirva.

2- Espaguete de legumes à mediterrânea com coulis de tomate
Ingredientes:

1 cenoura crua
1 pedaço do talo de coração de palmito pupunha cru
1 abobrinha de pescoço ou italiana
Fios de azeite e ervas frescas de sua preferência

Modo de Preparo:

Rale os legumes no ralador grosso para que pareçam com espaguete. Misture tudo com as mãos. Refogue rapidamente em azeite e alho amassado, com pitadas de sal e ervas. Os legumes precisam ficar durinhos. Sirva com coulis de tomate, molho de tomate ou com azeite de ervas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *