Alimentos que combatem crise de alergia

A alergia nada mais é do que uma defesa do organismo contra alguma substância que ele desconhece, ela pode ser desencadeada devido a fatores genéticos ou pelo contato com substâncias consideradas alergênicas. Assim como alguns ingredientes de alimentos desencadeiam o problema em algumas pessoas, existem alimentos que combatem crise de alergia.

Existem vários tipos de doenças alérgicas e elas estão classificadas entre respiratórias, oculares, dermatológicas, alimentares e medicamentosas. Além de medidas simples para evitar as crises alérgicas como beber bastante líquido, lavar as mãos com frequência, evitar dietas restritas, dormir bem e manter o ambiente higienizado, ingerir alimentos saudáveis que contenham agentes antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico e contribuem contra a ação de radicais livres.

10 alimentos que combatem crise de alergia

Cebola

A cebola possui a substância quercetina, importante no combate contra a alergia. Muito usada como tempero, ela ajuda a desativar a histamina, uma substância liberada pelo organismo quando ele desenvolve reação alérgica.

Brócolis

Ele possui carotenoides que ajudam a proteger o organismo, além de vitamina C que fortalece contra os radicais livres.

Laranja

Também rica em vitamina C, a laranja possui poderosos agentes antioxidantes que combatem os radicais livres, além de ser muito eficaz contra germes.

Farelo de trigo

Se o problema for alergia respiratória, o farelo de trigo é rico em magnésio e atua como broncodilatado, auxiliando a função pulmonar em relação aos efeitos anti-histamínicos.

Cúrcuma

Muito eficaz contra alergias sazonais, que surgem dependendo da estação que estamos, a cúrcuma possui substâncias anti-inflamatórias. É muito indicada para desobstrução de vias aéreas em pacientes com asma ou bronquite.

Couve

Rica em vitamina C e fotoquímicos, capazes de aliviar reações alérgicas, a couve ajuda a estimular o sistema imunológico.

Sementes de linhaça

Elas podem ser eficazes na prevenção e na cura de alergias respiratórias, devido à alta concentração de ácidos graxos. Também é muito comum utilizá-las para o tratamento de rinite alérgica.

Abacaxi

O abacaxi possui propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, pois a fruta é rica em bromelina, uma mistura de enzimas. A substância é capaz de reduzir inflamações de vias aéreas, além de estimular o sistema imunológico.

Alho

O tempero é muito utilizado para ajudar no combate de gripe, resfriados e crises alérgicas no sistema respiratório.  O alho também é rico em quercetina, um dos principais agentes anti-histamínico de proteção do organismo.

Salsa

Se a salsa for consumida regularmente, ela pode auxiliar no processo de crises, já que tem como uma de suas funções inibir a secreção de histamina no organismo.

Atente-se: em alguns casos, as crises alérgicas precisam de auxílio e direcionamento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *