TOP 10: alimentos que dão energia e potencializam o exercício

alimentos que dão energia

Não é segredo para ninguém que a alimentação é o combustível do corpo. Incorporar alguns alimentos que dão energia à sua dieta pode diminuir o cansaço e aumentar a disposição, garantindo mais gás para concluir as tarefas do dia a dia e até auxiliando na prática de esporte.

Então, seja antes de treinar ou para começar o dia com força total, vale a pena investir em alimentos que dão energia. Quer saber quais são? Confira a lista abaixo:

1 – Açaí: rico em carboidratos que fornecem energia ao organismo, a fruta típica brasileira, é rica em vitaminas C, B1 e B2 e antioxidantes, além de ser uma fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol.

2 – Banana: a fruta é uma precursora da serotonina, pois é rica em triptofano. Por isso, ela auxilia a regular o sono, melhorar o humor e prevenir distúrbios emocionais. A banana também é uma ótima fonte de potássio, o que garante o fortalecimento dos músculos, evita câimbra e fadiga.

3 – Nozes: amêndoas, castanha-de-caju e avelã possuem magnésio, são alimentos que dão energia devido à conversão do açúcar. Também são fontes de fibras, nutrientes e proteínas.

4 – Maça Peruana: combate o cansaço e a fadiga, é fonte de vitaminas B, C e E, e possui ações antioxidantes.

5 – Aveia: com baixo índice glicêmico, a aveia integral é fonte de carboidrato que ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e ainda dá saciedade. Os níveis de produção de energia e disposição são elevados devido à fonte de vitamina do complexo B.

6 – Ovo: se o assunto for treino, o ovo é um alimento completo. Rico em ferro e vitamina B12, contém também proteínas e gorduras que fornecem energia para atividades físicas.

7 – Iogurte: eles possuem probióticos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e aumentam seus níveis de energia.

8 – Vegetais e folhas escuras: escolha os vegetais ricos em cores vivas, pois esses possuem mais nutrientes. Espinafre, acelga e couve, são exemplos de alimentos ricos em vitaminas A e C, cálcio, ferro e proteína.

9 – Goji Berry: a fruta queridinha do momento tem sido usada para aumentar energia e a liberação do hormônio. Ela é capaz de melhorar o estresse, o humor, além de auxiliar na memória.

10 – Peixes e mariscos: fontes de ômega 3, proteína e pouca gordura. O salmão ajuda a manter a saúde do coração, atividade cerebral e circulação. Outros alimentos como moluscos e ostras são ricos em ferro e ajudam a transportar oxigênio pelo corpo.

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