Alimentos termogênicos são fortes aliados na perda de peso

Alimentos termogênicos

Além de auxiliar no emagrecimento, os alimentos termogênicos trazem outros benefícios ao corpo

Alimentos termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo, o que contribuiu para que o corpo gaste mais energia e queime mais gordura.

Quanto mais difícil for a digestão do alimento maior será o seu poder termogênico, pois o corpo precisa gastar muito mais energia para realizar a digestão. Mas, além de favorecer a perda de peso os alimentos termogênicos também trazem outros benefícios como:

  • Melhorar a circulação sanguínea.
  • Prevenir câncer de cólon e de ovário.
  • Prevenir e auxiliar no tratamento da gripe.
  • Estimular a digestão.
  • Eliminar gases.
  • Ação anti-inflamatória

 

Mas, se o foco realmente for a perda de peso o alimento não faz milagre sozinho, é preciso associá-lo a uma dieta balanceada e a alguma atividade física. Confira agora uma lista de alimentos termogênicos e saiba qual a melhor maneira de consumi-los.

  • Canela: você pode utilizá-la para polvilhar frutas, na forma de chá ou no leite.
  • Gengibre: também pode ser consumido em forma de chá, suco ou ainda adicionar raspas na salada, que fica uma delícia.
  • Pimenta vermelha: rica em uma substância chamada capsaicina, que favorece a quebra de gordura no tecido adiposo, a pimenta vermelha pode ser usada para temperar carnes, sopas e cozidos. Mas, cuidado com excesso para não ter problemas de saúde!
  • Café: sem açúcar e sem excesso, o ideal é tomar até três xícaras de café por dia.
  • Chá verde: o queridinho do momento ajuda na queima da gordura corporal. É aconselhado tomar cerca de 4 ou 5 xícaras por dia.
  • Chá de hibisco: especialistas recomendam tomar um litro por dia.
  • Vinagre de maçã: utilize diariamente para temperar carnes e saladas.
  • Linhaça: prefira a linhaça levemente triturada, por cima da salada, frutas, junto com as refeições ou batida no suco. O ideal é consumir cerca de uma colher de sopa por dia.
  • Curry: o tempero da índia pode ser usado no preparo dos alimentos. Aconselhado o uso de até uma colher de chá.
  • Água gelada: esse sim é um líquido milagroso e entra em questão em quase todas as nossas pautas. É preciso consumir no mínimo 1,5 litros de água por dia.

 

Efeitos colaterais e contraindicações

Os alimentos termogênicos quando consumidos em excesso podem causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Além disso, pessoas que têm hipertireoidismo não devem consumi-los, pois possuem o metabolismo mais acelerado do que o normal.

Como esses alimentos são capazes de aumentar a pressão arterial, hipoglicemia, nervosismo, insônia e taquicardia, não são indicados para gestantes, crianças, hipertensos, cardiopatas ou pessoas que sofrem com enxaquecas, úlceras e alergias.

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