Aprenda a conservar as folhas da salada

conservar as folhas da salada

Você vai à feira uma vez na semana e compra aquela alface bonita, verdinha e crocante, mas depois de dois dias na geladeira as folhas já não parecem mais as mesmas. E aí que a gente chega até a perder a vontade de comer uma saladinha. A boa notícia é que nós separamos algumas dicas para você conservar as folhas da salada.

Pode ser que esse processo tome alguns minutinhos do seu dia, mas em compensação você irá economizar tempo no restante da semana. É importante definir a quantidade consumida em cada refeição para já providenciar as embalagens, com tampa, tipo tupperware.

Compre os ingredientes de sua preferência como folhas verdes, tomate cereja ou normal, lembre-se de mantê-los inteiros, cenoura, pepino, brócolis, repolho e etc. Algumas pessoas gostam de acrescentar frutas, como morango, abacaxi, manga e etc.

Vamos as tarefas para conservar as folhas da salada:

  1. A primeira etapa são as folhas. Lave-as com cuidado em água corrente.
  2. Depois que as folhas estiverem limpas, utilize uma vasilha para produzir uma solução: para cada litro de água, inclua duas colheres de vinagre de álcool e deixe as folhas submersas por meia hora. Esse processo também ajuda a retirar as sujeiras menos visíveis.
  3. Depois disso, água de novo! Lave as folhas em água corrente.
  4. Agora vamos secar! Você pode fazer isso na centrífuga, durante uns minutos ou ainda deixar alguns minutos em um escorredor em cima da pia para retirar o excesso. Se você usar a segunda opção, seque as folhas com um pano limpo ou com papel toalha.
  5. Hora do armazenamento! Use vasilhas comuns, de preferência não tão pequenas, e com tampa. Na hora de montar a sua marmita coloque uma camada de papel toalha, uma de alface, mais uma de papel toalha e vá intercalando até a hora de fechar. Outra dica importante é guardar a vasilha na parte de baixo do refrigerador, quanto menos troca de temperatura melhor, pois as folhas são delicadas.

Xô preguiça, agora não tem mais desculpas para não comer aquela saladinha diária, seja a noite ou durante o dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *