Cascas de alimentos concentram nutrientes importantes para saúde

Cascas de alimentos concentram nutrientes importantes para saúde

Tirar a casca de alimentos para consumi-los é um hábito comum, mas não deveria, já que a casca de muitas frutas, verduras e legumes guardam importantes nutrientes, vitaminas e minerais.

Então, chega de jogar a saúde no lixo e vamos focar em uma alimentação saudável. Confira agora dez cascas de alimentos que podem contribuir para sua saúde:

  • Abacaxi: tem o poder de proteger o estômago e ainda ajuda na digestão das proteínas, rico fibras, vitamina C e bromelina. Se você for preparar um suco com a casca, consuma em seguida para que não perca as propriedades.
  • Banana: possui fibra e luteína e por isso auxilia no combate a catarata.
  • Abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco: todas possuem betacaroteno, por isso esses alimentos têm coloração alaranjada. Esse antioxidante diminui o risco de doenças cardiovasculares e câncer.
  • Batata: o que poucas pessoas sabem é que a casca da batata pode ter mais vitamina C do que a laranja, além disso, contém fibras, potássio, fósforo, ferro e zinco. Quer uma dica? Experimente a casca da batata assada.
  • Cebola: Está surpreso? Pois é, a casca da cebola também faz parte de uma alimentação saudável, rica em poderosos flavonóides, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Está em dúvida em como consumi-la? Cozinhe uma sopa com cebolas inteiras.
  • Berinjela: possui antocianina, um antioxidante cerebral, além disso, é rica em potássio, fibras e magnésio.
  • Kiwi: se a fruta já faz bem, a casa é melhor ainda, pois possui três vezes mais antioxidante do que a polpa. Possui também compostos fenólicos, vitamina C e fibras, que ajudam o intestino. Você pode preparar um suco com a casca do kiwi gold, que tem menos “pelinhos” e é bem mais doce.
  • Pepinos: possui vitamina K, fibra solúvel, potássio e na casca está concentrada a maioria dos antioxidantes.
  • Tomate: tanto a fruta como a casca possui licopeno, um antioxidante que reduz o risco de câncer, principalmente de próstata. A melancia e a goiaba também possuem licopeno.
  • Uva, berinjela, frutas vermelhas, tangerina, limão e hortaliças: também reduzem o risco de câncer e doenças cardiovasculares já que são ricos em flavonoides, compostos bioativos antioxidantes.


Agrotóxicos na casca de alimentos.

Infelizmente é muito difícil se livrar dos agrotóxicos. Lavar os alimentos realmente ajuda a tirar o excesso, mas não o elimina por inteiro. Utilizar vinagre, cloro ou o spray de bicarbonato com limão é importante para matar as bactérias presentes no alimento, mas não age contra os defensivos agrícolas.

Mas, para eliminar os impactos das toxinas existem alguns truques:

  • Consuma bastante fibras.
  • Ingira alimentos desintoxicastes como cebola, couve, brócolis, chá verde, limão, própolis e etc.
  • Dê preferência para os alimentos da época.
  • Beba bastante água.

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