Chás para despertar: receitas que substituem o café

Chás para despertar: receitas que substituem o café

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para água. Para os amantes do cafezinho, o sabor, o cheiro e a disposição que ele oferece são inconfundíveis. Mas, ainda existem aqueles que gostam dos resultados oferecidos pela bebida, mas o sabor não agrada. E mais desesperador ainda é quem ama o sabor, mas não pode consumi-lo por questões de saúde. A boa notícia é que existem bebidas alternativas, como os chás, que garantem os mesmo benefícios.

Para te ajudar a ter mais disposição e energia no seu dia a dia, existem receitas de chás para despertar que podem substituir o café.

Antes de tudo, é preciso se atentar que aquela preguiça depois do almoço ou ao acordar é normal, quase todo mundo passa por isso. Mas, se esses hábitos persistirem o dia todo ou se repetirem todos os dias é preciso procurar ajuda médica para garantir que não há nenhum problema de saúde.

Veja agora algumas receitas de chás para despertar:

Chá de gengibre: excelente para quem quer despertar, o chá de gengibre é rico em zinco, magnésio, selênio, potássio, vitamina A, B, C e D e outros nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, acelera o metabolismo e ainda traz benefícios terapêuticos.

Ingredientes

-1 colher (de sopa) de gengibre picado;
– 200 ml de água.

Como fazer

Ferva a água e acrescente o gengibre. Deixe no fogo por aproximadamente dez minutos e depois desligue. Abafe a bebida até que ela esfrie. Antes de consumir o chá, coe e adoce como preferir.

Chá verde: vale ressaltar que se você não pode ingerir cafeína, essa não é a melhor opção, pois também contém o composto químico, além de possuir teofilina. Auxilia no sistema cardiovascular, ajuda a manter os cabelos e pele saudáveis, fortalece os ossos, previne doenças como câncer e ainda beneficia o sistema digestivo e nervoso.

Ingredientes

-2 colheres (de sopa) do chá verde;
-1 litro de água.

Como fazer

Adicione as colheres de chá verde na água e ferva. Depois de pronto, desligue o fogo e abafe a bebida por cerca de três minutos. Coe antes de consumir.

Chá de cogumelos reishi: aquele mesmo cogumelo que você usa em algumas receitas pode ser usado para fazer o chá. Seu efeito é revigorante.

Ingredientes

– 1/3 de cogumelo

– 3 xícaras de água.

Como fazer

Use 1/3 de cogumelo para três xicaras de água. Ferva por 30 minutos e beba em doses.

Chá de alcaçuz: a erva traz vários benefícios. Mesmo livre de cafeína é um tônico adrenal e aumenta a energia do corpo. Também possui ações antioxidantes, anti-inflamatória, protege o fígado e o estômago.

Ingredientes

– Raízes de alcaçuz

– 1/5 de água.

Como fazer

Misture duas colheres de sopa de raízes de alcaçuz para um litro e meio de água. Ferva a água, desligue e acrescente a erva. Depois, abafe por dez minutos, coe e beba.

Chá de guaraná: devido a grande dosagem de cafeína, o guaraná aumenta os níveis de energia do corpo.

Ingredientes

– 1 colher (de sopa) de semente de guaraná;
– 400 ml de água.

Como fazer

Com a ajuda de um moedor amasse as sementes até que elas virem pó. Coloque uma pequena quantidade de guaraná em um infusor ou filtro de papel e acrescente a água fervente. Deixe tampado por aproximadamente 10 minutos, retire o infusor e consuma.

E aí, vamos tomar um chá da tarde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *