Comida vegetariana: benefícios e sugestões

Comida vegetariana: benefícios e sugestões

Vegetarianismo, muito mais que uma dieta, um estilo de vida

Decidir por tornar-se vegetariano é muito mais do que somente optar por deixar de consumir carnes ou alimentos de origem animal. Ser vegetariano impacta numa transformação mental e de hábitos, é reaprender a sentir prazer com a alimentação e dar mais atenção ao que se come, para seguir um modo de vida totalmente diferente da maioria das pessoas, porem isso não implica em perda da qualidade de vida, uma vez que o estilo de vida vegetariano traz diversos benefícios, nos faz respeitar mais a natureza e nos faz sentir mais em contato com ela.

Por que as pessoas optam pelo vegetarianismo?

Cada pessoa tem seus motivos para adotar esse estilo de vida, desde querer uma alimentação mais saudável, até a preocupação com os animais e o meio ambiente. Esse interesse e o crescente número de vegetarianos fez com que fossem realizados diversos estudos para entender melhor as qualidades de ser vegetariano e os reais impactos que a mudança de dieta tem no nosso dia a dia e no meio ambiente.

Tipos de vegetarianismo

Antes de falarmos sobre os benefícios de adotar uma dieta vegetariana, vamos entender quais são os seus tipos e quais os alimentos permitidos em cada uma das categorias.

  • Ovolactovegetarianos– A dieta Ovolactovegetariana é a mais comum e também a mais fácil de ser praticada. Nessa dieta não há o consumo de nenhum tipo de carne (seja ela bovina, suína, frango, peixes ou frutos do mar), porem os seguidores ainda consomem ovos e leite e seus derivados, isso faz com que essa seja também considerada a porta de entrada para as dietas mais restritivas.
  • Lactovegetarianos– Como na Ovolactovegetariana, os Lactovegetarianos não consomem nenhum tipo de carne, mas nessa também se excluem os ovos da dieta, ainda consumindo leite e seus derivados e os demais produtos de origem vegetal.
  • Vegetarianos– A dieta vegetariana é mais conhecida, sendo caracterizada pela exclusão dos alimentos de origem animal como um todo, seus integrantes buscam a nutrição essencialmente em legumes, verduras, vegetais, frutas e grãos.
  • Veganos– A mais radical das dietas vegetarianas, além da exclusão dos alimentos de origem animal, os veganos também excluem todo e qualquer produto que venha de animais, como a lã e o couro, ou que seja testado em animais.

Vantagens do vegetarianismo

A diminuição de doenças crônicas é benefício importante que vem do estilo de vida vegetariano, como a redução dos casos de câncer, que está diretamente ligada ao consumo de antioxidantes, que também ajudam a evitar doenças cardíacas e controlar a pressão sanguínea. Outras doenças como a diabetes e as disfunções da tireoide também são vistas em números muito menores em pessoas que seguem a dieta vegetariana.

Como começar?

O primeiro passo é sempre o mais difícil e abandonar o consumo de carne pode ser um desafio muito grande. Para passar por isso comece deixando de comer carne uma vez por semana e à medida que for pegando gosto e descobrindo novos alimentos vá aumentando o número de dias na semana, até trocar por completo o consumo de carne pela dieta vegetariana.

Mas aonde eu encontro comida vegetariana?

Como tudo o que conhecemos está em constante modificação e evolução com vista na praticidade e versatilidade na vida do consumidor, a comida vegetariana segue este caminho atualmente, além de já existirem restaurantes especializados na gastronomia vegetariana, há também locais que realizam o chamado ‘delivery’ para esse público.
Pensando nesses clientes criamos a sacola vegetariana, que contém pratos adequados a quem aderiu esse estilo de vida.

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