Saiba como combater a má digestão com alimentos naturais

A má digestão é um transtorno digestivo, causado geralmente por comer em excesso, ou rápido demais, consumir alimentos ricos em gorduras, excesso de cafeína e álcool, nervosismo, e até trauma emocional.

O sistema digestivo tem a função de processar os alimentos. Na prática, enquanto a comida “viaja” pelo sistema, os nutrientes e outras substâncias são absorvidos para trazer energia ao corpo. Quando o organismo não é capaz de realizar naturalmente esse processo significa um problema digestivo.

Entre os principais sintomas da má digestão podemos ressaltar náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, incontinência, sangramento e inflamação.

Em muitos casos a má digestão está relacionada aos hábitos, então antes de encontrar a cura, vamos entender como prevenir:

Comer rápido

Quando comemos rápido demais, além de não mastigar direito, não damos tempo suficiente ao nosso cérebro para perceber que estamos comendo.  Enquanto mastigamos um alimento, nosso organismo libera uma enzima que facilita tanto na trituração como na digestão.

Posição correta

Dependendo da forma que nos posicionamos para comer, acabamos comprimindo os órgãos do sistema digestivo, localizados na caixa torácica. Sente-se e coma corretamente.

Bebidas gaseificadas

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas provocam a dilatação do estômago, levando a uma maior ingestão de comida e prejudicando o processo digestivo.

Comidas gordurosas

Frituras, fast-food, alimentos ultraprocessados e óleos vegetais devem ser evitados e substituídos por alimentos mais saudáveis.

Fumo e álcool

A nicotina, quando entra na corrente sanguínea, também vai para o sistema digestivo, e lá provoca a diminuição da contração do estômago, dificultando a digestão. O uso contínuo do cigarro também pode causar azia, alterar o paladar e facilitar o surgimento de úlcera gástrica.

O álcool é absorvido pelo sistema gastrointestinal, irritando as mucosas do esôfago e do estômago, alterando as membranas do intestino e prejudicando a absorção de nutrientes. O fígado também é prejudicado, alterando a produção de enzimas, o que sobrecarrega o órgão.

Outras questões

Exercícios praticados de forma incorreta, calças e cintos apertados, irregularidade no sono, intolerâncias, jejum prolongado e outras questões também podem causar má digestão.

6 alimentos naturais para combater a má digestão

Gengibre: muito eficaz contra problemas no trato gastrointestinal. Devido as suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, auxilia nas dores abdominais, além de controlar as náuseas. Por essas razões a planta é considerada um remédio contra a má digestão.

Orégano: duas colheres de orégano correspondem a 4% do consumo recomendado de fibras diariamente. O consumo regular estimula a liberação da bílis estomacal.

Ameixa: o potencial laxativo da ameixa é capaz de melhorar o trânsito intestinal, devido ao alto teor de fibras.

Abacaxi e mamão: a papaína e a bromelina são enzimas que auxiliam na digestão, principalmente da proteína. É indicado consumi-los após as refeições.

Sucos digestivos: alguns sucos, preparados e tomados frescos, auxiliam na má digestão. Experimente as combinações laranja com couve, abacaxi com hortelã, limão, cenoura e gengibre, abacaxi com mamão e laranja, agrião e gengibre.

Chás: alguns possuem propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, camomila, hortelã e macela.

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