Como combinar uma alimentação com exercícios físicos

Como obter os melhores resultados ao combinar os alimentos corretos com o tipo de exercício praticado.

Praticar exercícios físicos deixou de ser apenas uma estratégia para perder peso, definir o corpo ou perder medidas. Atualmente, a prática de exercícios tornou-se uma questão de saúde e qualidade de vida.

A elaboração de um cardápio e a seleção das atividades físicas devem estar adequada primeiramente à faixa etária e as condições físicas da pessoa, e em seguida as necessidades individuais e aos objetivos que se deseja alcançar.

Consultar um médico para conhecer suas reais condições de saúde e um especialista para indicar os exercícios mais adequados para seu biótipo é uma maneira de obter resultados mais rápidos e eficazes.

A Alimentação

Praticar exercícios físicos em jejum é um péssimo hábito, pois os órgãos durante a prática das atividades físicas precisam de uma fonte de energia e na ausência de uma alimentação adequada o organismo irá retirar essa energia dos músculos. Portanto, não há perda de gordura, mas de massa muscular.

Após a prática das atividades o corpo precisa se recuperar e a alimentação também é necessária, garantindo seu equilíbrio e trazendo os resultados esperados. É evidente que a alimentação funciona diferente em cada pessoa, mas a dieta em qualquer caso precisa ser leve e balanceada.

Antes de iniciar as atividades físicas – opte por alimentos com baixo índice glicêmico 

Os alimentos com baixo índice glicêmico são aqueles que apresentam digestão mais lenta e, consequentemente liberam o açúcar lentamente no organismo mantendo a energia constante. O consumo desses alimentos, devem acontecer entre 40 minutos e 01 hora antes do início do exercício.

Entre os alimentos desse grupo, estão:

  • Batata doce;
  • Frutas;
  • Cereais;
  • Pães integrais.

Evitar alimentos ricos em fibras, pois podem causar desconforto abdominal durante o período.

Após as atividades físicas – opte por refeição balanceada 

Segundo os especialistas após o treino, a alimentação deve ser equilibrada com alimentos ricos em proteína e outros com menor teor de carboidratos. Essa alimentação deve acontecer uma hora após o fim do treino.

Alguns aconselham a consumir algo leve após a prática do esporte para dar início à recuperação do corpo.

É importante reforçar que a escolha do tipo de esporte ou atividade física, a frequência semanal e a duração devem ser consideradas para determinar o tipo de dieta que será feita.

Combinar todos esses fatores é garantir que seu corpo está pronto para o treino e para potencializar os resultados esperados.

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