Saiba como escolher frutas, legumes e verduras

Quando você vai fazer compras também fica na dúvida e não sabe como escolher frutas, legumes e verduras? Fique atenta as nossas dicas, escolha corretamente seus alimentos e usufrua de todos os benefícios que eles oferecem à saúde.

As frutas, legumes e verduras, são essenciais para uma alimentação saudável e, por isso, devem ser consumidos constantemente. Na hora de escolher, fique de olho na textura, cor, cheiro e em todos os indícios que podem facilitar para que você faça a melhor escolha.

Se você quer uma dica universal para te ajudar como escolher frutas e legumes, sempre opte pelos produtos da estação, as chances de acertar são muitos maiores.

Como escolher verduras?

Para quem fica na dúvida em como escolher verduras, lembre-se de que: folhosas e flores frescas não amadurecem fora do pé e sim vão estragando. Por isso, seja criteriosa na hora de escolhê-las. Procure as com estruturas mais firmes e com coloração mais viva. Elimine as com manchas amarronzadas, bordas queimadas ou desbotadas.

Como escolher legumes?

Não é tão fácil saber como escolher verduras e frutas, mas os legumes são consideravelmente mais simples de identificar a qualidade só de bater o olho.

Repare nas texturas das cascas dos legumes, e prefira as lisas, sem partes meladas e sem nenhuma ferida. Os tubérculos, já não importa o formato, mas considere os que possuem casca firmes, sem rugas e manchas. Seguindo essas recomendações fica mais fácil saber como escolher legumes.

Como escolher frutas?

Aroma, simetria e texturas devem ser analisados na hora de saber como escolher frutas. O cheiro já indica se elas estão maduras ou apodrecendo. Quanto às cascas, não caia na ilusão de levar as mais brilhantes e perfeitas, pois geralmente receberam adições de produtos químicos.

Selecionando um a um

Alface: a americana, por ser mais abertinha, deve ser escolhida pela cor, clara, e tamanho uniformemente mediano de suas folhas. Já a lisa e a crespa, dão sinais de frescor quando suas folhas estão menos rígidas e mais fechadas.

Espinafre: prefira os mais verdes, com folhas hidratadas e caules rígidos. Para um teste simples, toque amassando levemente suas folhas, se o som for quebradiço, o espinafre não está bom.

Brócolis e couve-flor: os melhores e mais saborosos são aqueles mais verdinhos, cada um de acordo com seu tom de coloração. Para identificar se eles estão passados ou embolorados, verifique se estão com tons amarelados, roxos ou brancos.

Alcachofra: as pétalas precisam estar juntinhas e sem marcas escuras no buquê, o que significa deterioração. Já o talo, se estiver maleável, é que a alcachofra está prontinha para ser consumida.

Batata e mandioquinha: passe longe dos esverdeados, com rugas e brotos nascendo. Prefira as mais lisas e amareladas.

Cebola: as cascas com machucados acabam ficando escuras ou pegajosas, o que pode facilitar as infecções por parasitas e bactérias. As que estão prontas para levar para casa, são as mais firmes, revestidas com a casca escura, que protege a cebola e a conserva por mais tempo.

Abobrinha e berinjela: ambas as cascas são delicadas e precisam estar lisas, com cor uniforme, sedosas e sem machucados. Para uma percepção ainda mais apurada, aperte levemente o legume, o peso deve ser leve, embora seja bem sólido.

Tomate: prefira os com talo, pois eles têm o poder de proteger o alimento de contaminações. Quanto ao cheiro, procure aqueles que não estão tão fortes, são geralmente os mais saborosos.

Abacaxi: temos duas dicas de ouro: a primeira é apalpar a parte de baixo da fruta, se estiver mole, é porque está adocicada. A segunda, é puxar algumas folhas da coroa, se saírem com facilidade é porque está passado.

Bananas: recomendamos que você leve aquelas levemente verdes, que estejam começando a amadurecer.

Maracujá e abacate: sacuda levemente as duas frutas. Você vai conseguir identificar o tamanho do caroço, se sentir algo solto por dentro, significa que o fruto ainda vai encorpar e amadurecer. Já com o maracujá, da para prever o tanto de suco ao agitá-lo. Os dois, quando prontos para consumo, ficam pesados, indicando que apresentam mais polpa.

Laranja, Kiwi e Limão: as frutas cítricas, quanto mais pesadas, melhor. Isso indica que elas estão hidratadas e com suco. Para saber sobre a acidez, repare se as cascas estão bem lisas e finas, como se estivessem esticadas, se sim, são sinais de que eles estão menos azedos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *