A relação entre o consumo de proteína e o ganho de massa muscular

A relação entre o consumo de proteína e o ganho de massa muscular

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios de consumir proteínas se quiser ganhar massa muscular. Os alimentos ricos nessa substância são os queridinhos dos atletas e fisiculturistas para esculpir o corpo. Além disso, como fortalece os músculos, a proteína também ajuda a potencializar o treino. A relação entre o consumo de proteína e o ganho de massa muscular é comprovada por estudos e pesquisas.

Como a proteína ajuda nosso corpo a ganhar massa muscular?

A proteína é responsável pela construção dos nossos músculos. Durante um treino de exercícios com peso as proteínas do tecido muscular são quebradas. O corpo vai restaurá-las com as proteínas provenientes dos alimentos que comemos e é nesse processo que ganhamos massa muscular.

Quais são os alimentos ricos em proteínas?

Muitos ingredientes que estão em nossa alimentação são fontes ricas em proteínas, por isso, uma dieta para quem quer ganhar massa muscular é fácil de ser realizada. O mais importante é conhecer quais são os alimentos ricos em proteínas e incluí-los em sua alimentação.

  • Carnes vermelhas: são importantes porque oferecem um tipo de proteína que não é encontrada em fontes de origem vegetal. Sua composição ajuda na realização de exercícios de maior intensidade e potencializa os resultados.
  • Frango: é um dos alimentos mais populares entre quem quer aumentar o seu ganho de massa. É importante retirar qualquer tipo de gordura da carne, principalmente a sua pele, para diminuir o valor calórico deste alimento.
  • Peixes: por serem pobres em gorduras saturadas e considerados muito saudáveis, os peixes também são uma ótima opção. Invista em salmão, sardinhas, atum, tilápia e etc.
  • Soja: ela é a mais procurada entre as proteínas de fonte vegetal por possuir uma grande quantidade dessa substância e combinar facilmente com qualquer comida.
  • Amêndoa: complemento de muitos bolos e saladas, a amêndoa ajuda na dieta hipertrófica e ainda oferece grande quantidade de vitamina B12.
  • Grão de bico: além de possuir altas taxas de proteínas, esse alimento é conhecido por melhorar o humor, por conta da presença de triptófano.
  • Feijão: uma das comidas mais famosas do Brasil, ele deve ser consumido por quem quer ganhar massa muscular, além de ser fonte de várias vitaminas.
  • Lentilha: apesar de pouco utilizada, a lentilha é rica em proteínas e pode ser uma boa substituição para quem não gosta de feijão.

Qual a quantidade ideal de proteína para o corpo?

Quem pretende aumentar o seu ganho de massa muscular deve consumir alimentos ricos em proteínas durante todo o dia, de forma frequente. Especialistas sugerem a ingestão de algo proteico de três em três horas. Também é preciso ingerir uma quantidade adequada: cerca de 1,9 gramas de proteína para quilo de peso. Porém esse valor pode variar de pessoa para pessoa, afinal a dieta deve ser prescrita de forma individualizada.

Uma maneira fácil de incluir maior quantidade de proteínas em sua dieta é adquirir a sacola proteica que fornece um cardápio completo e personalizado. Com refeições saborosas, caseiras e ricas em proteína, é pensada especialmente para ajudar você a atingir os seus objetivos.

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