Doenças que surgem no verão

Doenças que surgem no verão

Faltam poucos dias para a chegada da estação mais quente do ano. Férias, calor, praia e piscina, são combinações perfeitas e por isso, o verão é a época preferida de muitas pessoas. Porém, neste período costumam aparecer algumas doenças ocasionadas pelas altas temperaturas ou até mesmo pelo descuido. Por isso, é preciso ter cuidados especiais com a saúde no verão.

Para que você possa curtir suas férias e evitar problemas com a saúde no verão, fique atenta as doenças sazonais relacionadas ao sol e ao calor. Veja agora uma lista com as principais doenças que surgem no verão e saiba como evitá-las ou tratá-las.

Doença O que é? Por que é comum no verão? Como evitar?
Desidratação A pessoa ingere menos líquido do que o corpo perde. Começa com sintomas leves, como mal estar e dor de cabeça, mas nos casos mais graves pode até matar por insuficiência renal. No calor, suamos mais, é um mecanismo do corpo para manter a temperatura ideal. Beber bastante líquido. No mínimo dois litros de água é o consumo ideal para os adultos. Sucos e chás também podem ser ingeridos. Refrigerantes não são muito indicados, porque o líquido não é tão bem absorvido. A cerveja também não é, pois o álcool possui efeito diurético e a pessoa perde água pela urina.
Insolação É a exposição exagerada ao sol, especialmente nos horários mais quentes — entre 10h e 16h, no horário de verão. Pode causar queimaduras na pele e desidratação, pelo excesso de suor. Em casos mais graves, a temperatura muito alta prejudica o funcionamento do organismo. As pessoas tendem a passar mais tempo expostas ao sol e a temperatura aumenta a quantidade de suor. Além de se hidratar, é importante evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e usar roupas leves.
Brotoeja São pequenas bolhas que surgem na pele, porque os orifícios das glândulas que produzem suor ficam obstruídas. É mais comum em crianças, na região do pescoço e das axilas. Além do suor, as células mortas da pele, que causam a obstrução das glândulas em alguns casos, também aumentam no calor. Usar tecidos leves e roupas largas, manter a higiene da pele e não exagerar nos óleos. Passar protetor solar para ir à praia ou à piscina é importante, mas não é preciso besuntar as crianças de cremes o tempo todo.
Micoses São fungos que proliferam na pele, principalmente na virilha e entre os dedos do pé. Causam irritação e coceira. Dependendo da ferida, pode provocar uma infecção. Ambientes quentes e úmidos são ideais para os fungos. Podem ser transmitidos pela areia ou pelo piso em torno da piscina, mas o cloro na água impede que o fungo passe de pessoa para pessoa. Secar bem o corpo depois de sair do banho, principalmente a virilha e os pés. Para as mulheres, uma dica é secar o cabelo a frio, para evitar micose no couro cabeludo.

Sugestão de chamada: Sol, praia e piscina. O verão está chegando trazendo a combinação perfeita, mas nessa época é preciso redobrar os cuidados com a saúde. Fique atento para não colocar tudo a perder nessas férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *