Intolerância à Lactose: quais os principais sintomas?

Intolerância à lactose: quais os principais sintomas?

Quando o corpo apresenta intolerância a algum alimento significa, geralmente, uma vida alimentar restrita baseada em uma dieta com alimentação diferenciada. Aqueles que apresentam intolerância à lactose, por exemplo, se queixam de não encontrar produtos apropriados ou ainda quando encontram, não existe muita variedade.

Mas, vamos por partes! Nem sempre é tão fácil descobrir a intolerância a lactose, pois geralmente os sintomas são confundidos com sinais de outras doenças gastrointestinais. Também conhecida como deficiência de lactase, nada mais é do que a incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Isso ocorre quando o organismo não produz ou produz em quantidades baixas, uma enzima digestiva chamada lactase, responsável pela quebra e decomposição da lactose, ou seja, o açúcar do leite.

Existem três tipos de intolerância à lactose:

Primária: resultado do envelhecimento. Conforme as pessoas vão envelhecendo o corpo acaba produzindo menos lactase, esse declínio pode levar ao quadro de intolerância.

Secundária: neste caso, o corpo para de produzir a quantidade ideal de lactase em decorrência a alguma doença ou cirurgia.

Congênita: este é o caso mais raro, mas algumas pessoas nascem com deficiência total de lactase no organismo.

Sintomas:

O sintomas da doença começam a aparecer instantes depois de consumir alimentos ou bebidas que contenham lactose, como leite, queijo, manteiga, requeijão e etc.  Entre os problemas mais característicos podemos destacar:

  • Distensão abdominal
  • Cólicas
  • Diarréia
  • Excesso de gases
  • Náuseas
  • Assaduras e ardor anal
  • Inchaço

Tratamento:

De imediato é aconselhado suspender o leite e seus derivados para alívio dos sintomas.  Depois, esses alimentos podem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos.  Existem também enzimas lactase que podem ser adicionadas ao leite normal ou ingeridas em forma de cápsulas e comprimidos mastigáveis.

O que comer?

A diminuição ou a remoção de produtos lácteos da dieta geralmente melhora os sintomas da intolerância à lactose. Se você tem esse problema e encontra dificuldades para se alimentar, nós convidamos você para saborear a nossa Sacola de alimentos sem Glúten e sem Lactose.

Pensando em facilitar a sua rotina, diversificar a sua dieta e ainda economizar seu tempo, elaboramos com a supervisão da nossa nutricionista, 7 pratos saudáveis, com gostinho caseiro e de baixa caloria, indicados para pessoas com intolerância à glúten e lactose ou também para aqueles que querem aderir a esse estilo de vida.

Para conferir o cardápio acesse: http://www.propostainteligente.com.br/sacola-sem-gluten-sem-lactose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *