O que comer a noite para não engordar?

O que comer a noite para não engordar?

Muitas pessoas possuem hábitos noturnos e, às vezes, o apetite nesse horário é muito maior do que ao decorrer do dia. Para quem costuma assaltar a geladeira antes de dormir, saiba que existem muitos alimentos que podem ser consumidos a noite sem causar ganho de peso.

É preciso entender que comer a noite não significa que você vai engordar. Só engordamos quando ingerimos mais calorias do que gastamos. No entanto, se não gastarmos essas calorias (o que ocorre no sono) elas acabam sendo estocadas em forma de gordura.

A dica principal é não comer nada duas horas antes de dormir. Para alimentos mais pesados como carne vermelha e feijão é preciso entre 3 a 4 horas para digestão.

Alimentos adequados para a noite

Frutas como a pera são ótimas, pois saciam a fome e auxiliam na digestão do intestino. Banana, melancia, melão e mamão podem ser ingeridos sem nenhum problema.

Para quem não quer ficar apenas nas frutas, é possível partir para os lanches naturais, com fatias de pão (de preferência integral) e cenoura para rechear. Saladas em geral são recomendadas pelo alto nível de nutrientes e baixo teor calórico, auxiliando na perda de peso.

O carboidrato também pode, mas com limites. Alimentos como a farinha de linhaça são uma ótima fonte de nutrientes e podem ser ingeridos tanto com alimentos salgados como doces. Comidas naturais passam uma sensação de saciedade e leveza depois de ingeridas e são recomendadas em qualquer dieta.

O que evitar?

Frituras devem com certeza ser evitadas. Doces como chocolate, bolos, pudins ou ricos em açucares que não provém de frutas devem ser evitados também.

Nada de refrigerante e é preciso também diminuir o consumo de carnes vermelhas. Refrigerantes possuem valor de açúcar muito alto e as carnes são de digestão longa e difícil, e provavelmente sejam estocadas em forma de gordura durante o sono.

Para auxiliar

Tomar suco de limão auxilia muito na digestão, se tomado a noite, antes de dormir. O uso de chás como o de hibisco e hortelã são excelentes para evitar a retenção de líquido.

Claro que não devem ser ingeridos com açúcar, pois causarão efeito contrário. Se não conseguir ingeri-los puros, é válido utilizar outras formas de adoçantes naturais para realçar o sabor.

Tomar dois copos d’água cheios antes de dormir e ao acordar, em jejum, uma hora antes de se alimentar, auxilia na limpeza da pele (principalmente acnes) e na purificação do organismo.

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