Os benefícios dos frutos do mar para sua saúde

Os benefícios dos frutos do mar para sua saúde

Bobó de camarão, caranguejo cozido, casquinha de siri, percebes, polvo à galega, ostras frescas. A variedade de pratos que levam frutos do mar é enorme e muito saborosa. Geralmente são pratos requintados e elaborados, mas também estão fortemente presentes na culinária nordestina e asiática. A quantidade de seus apreciadores é grande e cresce cada dia mais. Isso não é surpresa, pois além de deliciosos, eles possuem inúmeros benefícios para a sua saúde.

Conhecidos comumente por possuir alto nível de ômega-3, os frutos do mar também são ricos em vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio, iodo, selênio manganês, ácidos graxos, e ainda ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K.

Incluí-los na sua dieta semanal reduz o risco de problemas cardiovasculares, colabora para normalizar a pressão arterial e melhora a memória. Os benefícios são inúmeros, alguns até inusitados, como, ajudar a regular os níveis de estresse e melhorar o humor, ação anti-inflamatória ou até mesmo ajudando a aliviar as dores da artrite reumatoide.

Abaixo temos uma lista deliciosa com alguns tipos de frutos do mar, seus nutrientes e benéficos para a sua saúde:

Camarão

Rico em colesterol bom, vitamina B12, zinco, iodo e selênio, importante na manutenção do funcionamento da tireoide e do sistema imunológico.

Lagosta 

Proteína saudável rica em nutrientes como vitamina E, que tem ação antioxidante e é excelente para a pele e para o sistema imunológico. Minerais do complexo B e minerais como iodo e selênio.

Mexilhões 

Estes possuem vitaminas como A e do complexo B, como o ácido fólico e a vitamina B12, minerais como selênio, iodo e zinco, que é essencial para a saúde da pele e dos ossos.

Vieiras

É uma excelente fonte de proteína, ômega-3, vitaminas do complexo B, minerais como o potássio e o magnésio. O alimento se torna ainda mais benéfico à saúde por não ter muitas calorias.

Ostras 

Possuem vitaminas A, C e B12, além de nutrientes como zinco e ômega-3, essencial para a saúde do cérebro e do coração. Certifique-se de que as ostras estejam em boas condições, para evitar intoxicação alimentar. Se você já sofreu uma reação alérgica deve evitá-las.

Então, para quem se preocupa com a saúde, os frutos do mar são uma ótima opção e os motivos para começar a consumi-los são muitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *