Os efeitos da água no organismo

Os efeitos da água no organismo

Todo mundo sabe ou mesmo já ouviu de algum médico ou especialista, que é preciso beber cerca de dois litros de água por dia, que essa atitude, aliada a uma alimentação saudável, são os pilares para uma boa saúde. Mas, quais são os efeitos da água no organismo?

A água faz parte da composição dos nossos órgãos, células e tecidos. No total, estima-se que um adulto possua cerca de 60% do seu corpo composto por água. Além disso, esse líquido exerce várias funções no organismo para garantir seu funcionamento adequado.

Confira agora algumas curiosidades sobre o efeito da água no organismo:

  • Cada parte do nosso corpo é composta por uma quantidade de água: o cérebro tem 75% de água, assim como o coração e os músculos. Já os pulmões, o fígado e os rins contam com 86%. A pele tem 64%, o sangue 81%, as juntas 83% e os ossos, 22%.
  • A quantidade de água no organismo também varia conforme a idade: de 0 a 2 anos o bebê tem de 75% a 80% de água em seu corpo. De 2 a 5 anos, essa quantidade cai para 70%. Até os 10 anos, diminui para 65%. E até os 20 anos fica em torno de 60%. Ao chegar aos 60, temos 50%.
  • Uma das funções da água no organismo é funcionar como solvente, garantindo um ambiente propício para a maioria das reações químicas que ocorrem no nosso corpo.
  • Também ajuda na eliminação de substâncias tóxicas, que ocorre principalmente pela urina – ela é composta por 95% de água.
  • Como faz parte do plasma sanguíneo, a água é responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais para as células. Também leva produtos resultantes do metabolismo até o local da eliminação.
  • Durante a digestão, a água é parte da saliva e da composição dos sucos digestivos responsáveis pela quebra do alimento.
  • Várias estruturas do corpo estão protegidas pela água, como as articulações e as meninges, e os olhos através das lágrimas.
  • O suor, que é feito principalmente de água, ajuda na regulação da temperatura do corpo.

Quando beber água?

Para manter a saúde do nosso organismo balanceada é importante equilibrar a quantidade de água que é eliminada pela urina, fezes e transpiração, com a quantidade consumida. Por isso é importante sempre beber água e aumentar o consumo principalmente em dias mais quentes e durante os exercícios físicos.

Ao levantar da cama, beba um copo de água para acordar os órgãos internos. Faça o mesmo cerca de uma hora antes de cada refeição para ajudar na digestão.

Especialistas dizem que antes de dormir, beber água previne ataques cardíacos e derrame cerebral. Ou seja, o consumo de água deve ser um costume em seu dia a dia, pois proporciona uma série de benefícios à sua saúde. Você já bebeu água hoje?

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