Refeição em família estimula bons hábitos alimentares para as crianças

Refeição em família

Parar ao menos uma vez por semana para se alimentar com os filhos aumenta o consumo de legumes e frutas dos pequenos

Sentar à mesa para fazer uma refeição em família hoje em dia não é uma tarefa fácil, até porque a rotina costuma ser corrida e a alimentação cada vez mais desregrada. Porém, realizar ao menos uma refeição por semana onde os familiares se reúnam aumenta o consumo de legumes e frutas dos filhos.

Os bons hábitos alimentares são muito importantes na infância porque é quando a criança descobre os alimentos e precisa dos nutrientes contidos neles para crescer saudável, como as vitaminas e sais minerais.

Mesmo que seja uma tarefa árdua, é extremamente necessário fazer as crianças terem uma alimentação saudável, principalmente no Brasil, onde o Ministério da Saúde mostrou que mais da metade da população está acima do peso, sendo que menores de 18 anos ocupam uma faixa de 17,9% de obesos. Ao todo, apenas 24,1% dos brasileiros consomem no mínimo cinco porções de frutas, legumes e verduras por semana. Diante desse cenário, a urgência de reeducar as crianças é ainda maior.

Como fazer o filho consumir frutas e legumes?

  • Insira desde cedo esses alimentos às refeições

Quanto mais cedo à criança tiver contato com esses alimentos, melhor. Enquanto bebê, a dieta deve conter muitas frutas, legumes e verduras, mesmo que batidas na sopa.

  • Insistência

Quando há recusa a experimentar ou incluir na refeição pequenas porções desses alimentos, o ideal é continuar tendo eles na mesa, sempre expondo e oferecendo diariamente.

  • Seja firme

A opção de deixar o pequeno escolher somente o que lhe agrada não pode existir. Não se render às chantagens emocionais das crianças é fundamental, pois naturalmente elas se recusarão e muito provavelmente abrirão o berreiro após se deparar com um legume novo ou fruta, mas ceder a isso é dar o aval para ele recusar cada vez mais as novas experiências.

  • Seja exemplo

Outro ponto importante é sempre lembrar-se de que o exemplo é uma ferramenta incrível para o estimulo na hora da alimentação. A criança reproduz o que vê, então, se ela observar que durante a refeição em família ela não é a única a comer aquele alimento, ficará mais aberta a experimentar novos sabores.

Refeição em família e hábitos diários

A refeição em família é um momento de descontração, mas que às vezes alguns hábitos rotineiros acabam sendo levados até a mesa, como a fissura pelo celular ou a mania de deixar a TV ligada, o que atrapalha nos resultados para uma alimentação saudável.

Um contato próximo com frutas e legumes fora da mesa também ajuda a despertar curiosidade, como quando os pais levam os pequenos à feira livre e supermercado. Ideias criativas na hora de comer são ótimas pedidas, como desenhar nas frutas e montar personagens nos pratos com os legumes, pois fica mais atrativo. Outra dica é jamais esconder da criança o que ela está ingerindo.

O consumo esporádico de alimentos industrializados é o ideal para ajudar o pequeno a consumir mais frutas e legumes. Com persistência e com o hábito de comer em família fica mais fácil e divertido nutrir os filhos e ainda participar ativamente no desenvolvimento dele.

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